Gestão Estratégica: alavancando seu negócio em apenas 3 meses

  1. Home
  2. »
  3. Gestão Estratégica
  4. »
  5. Gestão Estratégica: alavancando seu negócio em apenas 3 meses

Entenda agora como uma gestão estratégica bem estruturada pode alavancar os resultados da sua empresa, e por que quem não pensa a longo prazo está fadado ao fracasso.

O objetivo de qualquer empresa é alcançar resultados satisfatórios que proporcionem um crescimento sustentável, gerando lucro, certo? E para alcançar esses objetivos, todos os diversos setores da empresa precisam trabalhar juntos e atingir metas de produtividade previamente determinadas que possibilitarão a escalada rumo ao sucesso.

Mas esses objetivos e metas precisam ser muito bem pensados e organizados para que a equipe consiga atingi-los. E essa é uma das funções de um planejamento estratégico, que é um plano onde são definidas as estratégias a serem seguidas pela empresa para alcançar seus objetivos.

O que é Gestão Estratégica?

Gestão estratégica é o gerenciamento de todos os setores e recursos de uma empresa visando o alcance de objetivos e metas previamente determinadas. É uma forma de gerenciar a empresa como um todo, direcionando-a de forma a seguir o planejamento estratégico.

A gestão estratégica está relacionada à definição de objetivos, análises de mercado e da empresa, avaliação de estratégias, implantação e acompanhamento.

Através da gestão estratégica será possível observar informações sobre os recursos disponíveis, ameaças, oportunidades, concorrência e diversos outros aspectos que permitirão traçar um plano para alcançar um objetivo final previamente determinado, criando também o caminho a ser percorrido.

Importância da Gestão Estratégica na empresa

Quando falamos em gestão estratégica nos referimos a um planejamento para longo prazo que permitirá chegar a um ponto específico, melhor do que o atual, em um determinado tempo proposto. O planejamento estratégico é como um mapa do tesouro que determina os passos a serem dados por todos na empresa.

Algumas empresas podem até alcançar o sucesso sem ter uma gestão estratégica, mas isso será por conta da sorte e não será possível mensurar o tamanho do sucesso, pois não haverá qualquer informação registrada para fazer as comparações.

O mais comum é encontrar empresas que vão à falência antes mesmo de explorarem todo o seu potencial, e muitas vezes são pegas de surpresa porque nem sabiam que sua situação estava tão complicada. Hoje, a cada 10 empresas abertas, seis fecham as portas antes de completar cinco anos de atividade, e as pesquisas indicam um grande culpado para essa estatística: a falta de planejamento.

Isso acontece muitas vezes pela falta de conhecimento em gestão de empresas, pela inexperiência, e por acreditar que administrar uma empresa não apresenta grandes dificuldades. Os empreendedores acreditam que apenas a coragem será suficiente para solucionar os problemas. Mas não é bem assim.

Por que ter Gestão Estratégica na empresa?

  1. Crescimento da competitividade no mercado

A concorrência está mais acirrada a cada dia em qualquer mercado. Diariamente novas empresas são abertas, muitas delas por pessoas que se prepararam e que possuem os conhecimentos necessários para administrar bem os recursos do negócio.

Para enfrentar de maneira adequada esse mercado em ampla expansão é preciso conhecer todos os detalhes dele, além de lidar com a realidade apresentada pela sua empresa. Sem essas informações as decisões do gestor não terão base e poderão ser equivocadas.

A gestão estratégica permite analisar o mercado e tomar decisões assertivas, traçando o caminho a ser seguido, ou mesmo fazendo as alterações que precisam ser realizadas na empresa para que ela ocupe uma fatiar maior desse mercado.

  1. Cultura voltada para a ação

Muitas vezes vemos empresas em que os funcionários estão tão envolvidos com suas tarefas corriqueiras que nem percebem qual direção seu trabalho está tomando. Quando a empresa não tem gestão estratégica, é muito comum que até mesmo o empresário esteja envolvido com ações do dia-a-dia e ninguém pense em planejar as próximas ações da empresa. Essas empresas vivem “apagando incêndios” e nunca planejam o futuro, apenas são levadas pela maré do mercado.

Uma empresa sólida precisa de processos bem definidos, objetivos claros, e da participação consciente dos colaboradores, que devem conhecer e compartilhar da mesma estratégia. Além disso, é necessário ter alguém que analise os resultados apresentados e verifique se a empresa está alcançando os objetivos intermediários, para agir rapidamente em caso de desvio de caminho.

  1. Administração de recursos financeiros

Os recursos financeiros de uma empresa permitem que a empresa cresça e se desenvolva. Quando não há uma gestão estratégica é muito comum que também não haja um controle financeiro, e dessa forma, facilmente a empresa poderá ter problemas de pagamento de fornecedores, funcionários, capital de giro e acabar se endividando.

Faz parte da gestão estratégica a administração dos recursos financeiros da empresa para que sejam utilizados com sabedoria. O controle adequado das finanças permite que haja uma programação de pagamentos e recebimentos e assim, o gestor pode planejar o crescimento da empresa.

A gestão estratégica exige que o gestor tenha conhecimento e controle de todos os recursos da empresa e isso pode ser facilmente realizado com um sistema ERP que permite o registro de todas as informações do negócio em um só lugar, otimizando os processos, aumentando a produtividade, e permite o acompanhamento das informações em tempo real, em qualquer lugar e horário, através da geração de relatórios atualizados.

Ficou com alguma dúvida ou se interessou pelo conteúdo e gostaria de um auxílio externo dentro da sua empresa?

Precisa de ajuda?